Passadiços do Côa

A LINHA DO DOURO

A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro que liga Ermesinde a Barca de Alva, mas que apenas funciona até ao Pocinho, estando desativado o troço entre esta estação e Barca d’Alva.

A linha férrea e o telégrafo eram vistos como sinónimo de progresso em Portugal desde o séc. XVIII e a burguesia do Porto e os produtores de vinho sabiam bem da sua importância. Assim, as obras na Linha do Douro começaram em 8 de Julho de 1873 e estenderam-se pelos anos seguintes, interior adentro. Os troços do Pocinho, do Côa e de Barca d’Alva foram inaugurados em 1887. 

Pela Linha do Douro circulavam comboios de mercadorias com bens transformados vindos do litoral. Em sentido inverso, seguiam vinhos, cereais, sementes e matérias primas, como volfrâmio e estanho. Quanto a passageiros, eram mais importantes os serviços regionais. A Linha levou o desenvolvimento social e económico aos territórios mais despovoados.

Na década de 60 e 70 deu-se a crise do setor agrícola, a emigração massiva das zonas mais carenciadas e a crescente desertificação, levando ao desinvestimento em viagens e em locomotivas e à perda de movimentação.

Em 18 de Outubro de 1988 foi encerrado o lanço entre as estações de Pocinho e Barca d’Alva, de 28 quilómetros. Ficaram desativadas as estações de Côa, Almendra, Castelo Melhor e Barca d’Alva.

Estação Ferroviária do Pocinho é atualmente a estação terminal da Linha do Douro. O potencial turístico da linha tem sido apontado como motivo para a reabertura da Linha do Douro até Barca d’Alva.

Entenda porque os pombais foram e são tão importantes ao nível cultural, arquitetónico e ecológico.

Viva a natureza e a paisagem marcadas por uma biodiversidade extraordinária e espécies protegidas.

Observe os rios Douro e Côa e saiba mais sobre a sua relevante presença na ocupação humana.

Viaje ao passado e conheça a história e a função da mais bela linha ferroviária do país.